Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dicas para o Feriado(bom também para os fins de semana)

O MAIS IMPORTANTE

Não se esqueça de que seu organismo é o mesmo nos dias de semana e nos finais de semana de feriado.

1. Diminua as calorias das refeições mais fáceis, fazendo opções por alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e proteínas magras.
  • Se você sabe que terá pela frente uma refeição mais calórica, faça as anteriores serem mais leves. Faça trocas inteligentes e poderá gastar "um pouco mais" nas outras.
2. Evite pular refeições:
  • Isso pode ser uma armadilha se você chegar com fome em alguma refeição mais calórica. Assim, você junta "a fome com a vontade de comer".
3. Faça atividade física.
  • Caminhe, corra, ande. Movimente-se, o máximo que conseguir.
4. Se for beber, não se esqueça da água como acompanhamento. Aliás, a água é sempre muito importante em qualquer situação.
  • Isso vale para qualquer tipo de bebida.
5. Lembre-se de que não tem chocolate somente na Páscoa.
  • Evite comer chocolate como se eles fosse sumir do planeta. Saboreie, coma devagar. 
6. Evite a velha frase: "isso está me olhando, vou comer logo para acabar logo e diminuir essa angústia de não poder comer"
  • Não se torture e nem se sabote. É melhor comer aos poucos e sempre, do que comer tudo de uma vez, porque você não vai parar somente nesse alimento, vai achar outro para continuar colocando em prática a frase acima. Fuja dessa armadilha.
7. Evite alimentos com muitos molhos, cremes, acompanhamentos.
  • Algumas saladas, carnes ou arroz, podem se tornar muito calóricos dependendo da forma de preparo e dos acompanhamentos. Nesse caso, diminua a quantidade.
8. Se for comer bacalhau, coma devagar, saboreando, não exagere no arroz e na batata e muito menos na sobremesa. Tente guardá-la para o lanche da tarde.

9. Esteja consciente do quanto te custará "se deixar levar pelo prazer da gula".
  • Se já está difícil fazer atividade física, comer salada, frutas, enfrentar a balança e as roupas, tente imaginar como será depois de um feriado de excessos.
10. Se for comer fora, separe a sua porção no prato, coma devagar, respire, e não tenha dó de deixar o restante no prato. 
  • Peça que tirem logo o seu prato da sua frente. Isso mesmo, precisa tirar "as tentações" da sua frente. Acabará comendo e se sentindo culpado por não ter tido controle para parar antes.
11. Evite frituras.
  • Opte sempre pelos alimentos grelhados, assados, refogados. Muitos alimentos podem ser preparados no forno sem perder o sabor. Verduras não precisam de gordura. A porção gordura da refeição pode ficar para o azeite (com moderação) que poderá ser colocado no alimento pronto ou na salada.
12. Diminua o tamanho do prato
  • Se você gosta de preencher espaços, literalmente, e quando percebe já encheu seu prato, opte por um prato menor. Isso ajuda muito. Sirva a salada junto com os demais alimentos, para que você tenha uma visão real da quantidade que vai comer; mesmo que depois você separe a salada e coma primeiro.
13. Pense sempre quando te oferecerem algo: Não quero, não posso. Se fosse uma "droga" eu aceitaria? Então, não aceite somente para ser educado. Você estará se prejudicando.
  • Na verdade a dificuldade maior não é a de não dizer não. Quando você diz não, está dizendo não para você, e nem sempre você quer esse "não". Muitas vezes o que você quer é comer; outra armadilha, fuja dela.
14. Responsabilize-se pelo seu processo.
  • Ninguém precisa deixar de comer algo, somente porque você não pode. As pessoas continuarão, por algum tempo ainda, te oferecendo "tentações". Cabe a você saber o seu limite.
15. Vale, mesmo no feriado, a velha dica: "Uma refeição de cada vez". 
  • Não deu certo uma, errou, conserte na próxima. Deixar para consertar no outro dia ou na segunda será muito mais difícil e o prejuízo será maior.
16. Não desista, insista, persista. Emagrecer e permanecer magro realmente não é fácil Porém, precisará se manter no foco independente dos feriados e dos demais acontecimentos. Não dá para parar o mundo para que se possa emagrecer.


ENCONTRE OUTRAS FORMAS DE CURTIR SEU FERIADO QUE NÃO ENVOLVAM EXCESSOS NA ALIMENTAÇÃO. SEU ORGANISMO AGRADECERÁ, E NADA DE CULPA NA SEGUNDA-FEIRA.

Nenhum comentário: