Páginas

domingo, 12 de julho de 2009

Dicas e Reflexões

DICA 1. Para evitar o perigo da DICOTOMIA – “TUDO OU NADA” - ATENÇÃO: UM DIA DE CADA VEZ UMA REFEIÇÃO DE CADA VEZ Nunca deixem para retomar a alimentação adequada na 2ª feira. Retomem, IMEDIATAMENTE, na próxima refeição.
______________________________________________________
DICA 2. A pré-disposição à obesidade não é eliminada com nenhum tratamento, por isso é necessário o controle permanente. O seu peso permanecerá dentro do ideal estabelecido, enquanto seus hábitos saudáveis forem mantidos. Não se descuidem. A “pré-disposição” é real e seu peso poderá voltar aos poucos, de quilo em quilo, e quando você perceber já estará com uns “bons quilinhos a mais”. Fiquem atentos! ______________________________________________________
DICA 3. REFLEXÕES PARA QUEM QUER EMAGRECER OU PARA QUEM JÁ ESTÁ NESSE PROCESSO.

* Você acredita que aprendendo a se alimentar, tornar-se-á uma pessoa magra e nunca mais precisará prestar atenção nos seus hábitos?

 * Um diabético precisará sempre controlar sua glicose e muitas vezes tomar insulina para sempre. Um hipertenso precisará se livrar do sal e tomar medicação para sempre. Uma pessoa com pré-disposição à obesidade os cuidados “para sempre” não seriam necessários?

Quando se inicia um tratamento para emagrecimento é necessário levar em consideração alguns aspectos e analisá-los cuidadosamente:

1. Como foi sua variação de peso ao longo de sua vida?

2. Qual sua relação com a comida? Você come quando está com fome? Come por gula? Ou porque projeta na alimentação alguma frustração ou situação não resolvida?

3. Está disposto a sair da zona de conforto para se habituar a novos hábitos?

4. Como está seu grau de tolerância e paciência consigo mesmo e com os outros nesse momento?

5. Qual é seu estilo de vida hoje? O que precisa ser mudado?

6. Qual o seu grau de perfeccionismo?

7. Qual é o seu grau de comprometimento quando estabelece uma meta?

8. Quanto está disposto a mudar para alcançar seus objetivos?

9. Você sabe exatamente o que precisa mudar para alcançar esses objetivos?

10. Quais dessas mudanças serão tranquilas e rápidas, quais levarão mais tempo e quais você não mudaria tão facilmente?

11. Você tem a noção exata de como seu corpo reage às mudanças e quanto tempo acredita que vai levar para alcançar seu objetivo?

12. Você funciona melhor sob pressão ou quer ficar um pouco mais relaxada, porém, sob vigília?

13. Você tem idéia do que é foco no processo e não no resultado? E do esforço do dia-a-dia para que se chegue ao resultado esperado?

14. Você acha que a vida é justa?

15. Alguma coisa que exija desafios é conseguida sem lutas, sem dificuldades?

16. Tem noção do bem-estar que ganhará durante esse processo?

17. Sabe o que são pensamentos sabotadores e como identificá-los?

3 comentários:

Alba Manoela disse...

Olá, Rosângela! Estou mantendo a linha durante minhas férias. Também, não quero perder tudo de bom que consegui no decorrer deste quase 1 ano de acompanhamento. Já são quase 8 kg perdidos e poderia ter sido mais, caso eu deixasse a preguiça de lado e começasse uma atividade física. Grande abraço e até a primeira quarta-feira de agosto. Até, Alba Manoela

Anônimo disse...

ADOREI O BLOG, PARABÉNS... FICOU MUITO BOM MESMO. TAMBÉM VOCÊ É UMA EXCELENTE PROFISSIONAL E SEU BLOG NÃO PODIA SER DIFERENTE.
ABRAÇOS.
DRA. ANDRÉA.

Anônimo disse...

Rô, parabéns, super legal suas dicas. Vou tentar segui-las.
Bjos.