Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Faça seu dia melhor

O PRINCÍPIO 90 / 10 By Stephen Covey

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você. O que isso quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do eu nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como? Com sua reação! Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isso. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.

Então, você se irrita. Contrariado e resmungando, você vai mudar a camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra sem se despedir de você.

Ao chegar atrasado no escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e, quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechadas, em silêncio e frias com você.

Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.
Pense: por que seu dia foi péssimo?
a) por causa do café? b) por causa de sua filha? c) por causa de sua esposa? d) por causa da multa de trânsito? e) por sua causa? A resposta correta é a da letra “E”.

Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

O café cai na sua camiseta, sua filha começa a chorar e então você diz a ela, gentilmente: “está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado”. Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leva a sério, não deixa que os comentários negativos te afetem, reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado. Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Por desconhecerem o poder de escolher suas reações diante dos acontecimentos, milhares de pessoas estão sofrendo e se estressando desnecessariamente. E o estresse destrói nossa saúde e nos envelhece. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10. Pode mudar sua vida.

Obs.: Não é fácil. Porém, vale a pena tentar, mesmo que não se consiga sempre, previne vários desgastes desnecessários no dia a dia.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dicas para o Feriado(bom também para os fins de semana)

O MAIS IMPORTANTE

Não se esqueça de que seu organismo é o mesmo nos dias de semana e nos finais de semana de feriado.

1. Diminua as calorias das refeições mais fáceis, fazendo opções por alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e proteínas magras.
  • Se você sabe que terá pela frente uma refeição mais calórica, faça as anteriores serem mais leves. Faça trocas inteligentes e poderá gastar "um pouco mais" nas outras.
2. Evite pular refeições:
  • Isso pode ser uma armadilha se você chegar com fome em alguma refeição mais calórica. Assim, você junta "a fome com a vontade de comer".
3. Faça atividade física.
  • Caminhe, corra, ande. Movimente-se, o máximo que conseguir.
4. Se for beber, não se esqueça da água como acompanhamento. Aliás, a água é sempre muito importante em qualquer situação.
  • Isso vale para qualquer tipo de bebida.
5. Lembre-se de que não tem chocolate somente na Páscoa.
  • Evite comer chocolate como se eles fosse sumir do planeta. Saboreie, coma devagar. 
6. Evite a velha frase: "isso está me olhando, vou comer logo para acabar logo e diminuir essa angústia de não poder comer"
  • Não se torture e nem se sabote. É melhor comer aos poucos e sempre, do que comer tudo de uma vez, porque você não vai parar somente nesse alimento, vai achar outro para continuar colocando em prática a frase acima. Fuja dessa armadilha.
7. Evite alimentos com muitos molhos, cremes, acompanhamentos.
  • Algumas saladas, carnes ou arroz, podem se tornar muito calóricos dependendo da forma de preparo e dos acompanhamentos. Nesse caso, diminua a quantidade.
8. Se for comer bacalhau, coma devagar, saboreando, não exagere no arroz e na batata e muito menos na sobremesa. Tente guardá-la para o lanche da tarde.

9. Esteja consciente do quanto te custará "se deixar levar pelo prazer da gula".
  • Se já está difícil fazer atividade física, comer salada, frutas, enfrentar a balança e as roupas, tente imaginar como será depois de um feriado de excessos.
10. Se for comer fora, separe a sua porção no prato, coma devagar, respire, e não tenha dó de deixar o restante no prato. 
  • Peça que tirem logo o seu prato da sua frente. Isso mesmo, precisa tirar "as tentações" da sua frente. Acabará comendo e se sentindo culpado por não ter tido controle para parar antes.
11. Evite frituras.
  • Opte sempre pelos alimentos grelhados, assados, refogados. Muitos alimentos podem ser preparados no forno sem perder o sabor. Verduras não precisam de gordura. A porção gordura da refeição pode ficar para o azeite (com moderação) que poderá ser colocado no alimento pronto ou na salada.
12. Diminua o tamanho do prato
  • Se você gosta de preencher espaços, literalmente, e quando percebe já encheu seu prato, opte por um prato menor. Isso ajuda muito. Sirva a salada junto com os demais alimentos, para que você tenha uma visão real da quantidade que vai comer; mesmo que depois você separe a salada e coma primeiro.
13. Pense sempre quando te oferecerem algo: Não quero, não posso. Se fosse uma "droga" eu aceitaria? Então, não aceite somente para ser educado. Você estará se prejudicando.
  • Na verdade a dificuldade maior não é a de não dizer não. Quando você diz não, está dizendo não para você, e nem sempre você quer esse "não". Muitas vezes o que você quer é comer; outra armadilha, fuja dela.
14. Responsabilize-se pelo seu processo.
  • Ninguém precisa deixar de comer algo, somente porque você não pode. As pessoas continuarão, por algum tempo ainda, te oferecendo "tentações". Cabe a você saber o seu limite.
15. Vale, mesmo no feriado, a velha dica: "Uma refeição de cada vez". 
  • Não deu certo uma, errou, conserte na próxima. Deixar para consertar no outro dia ou na segunda será muito mais difícil e o prejuízo será maior.
16. Não desista, insista, persista. Emagrecer e permanecer magro realmente não é fácil Porém, precisará se manter no foco independente dos feriados e dos demais acontecimentos. Não dá para parar o mundo para que se possa emagrecer.


ENCONTRE OUTRAS FORMAS DE CURTIR SEU FERIADO QUE NÃO ENVOLVAM EXCESSOS NA ALIMENTAÇÃO. SEU ORGANISMO AGRADECERÁ, E NADA DE CULPA NA SEGUNDA-FEIRA.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Estamos obcecados com "o melhor". 
Não sei quando foi que começou essa mania, mas 
hoje só queremos saber do "melhor".

Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, 
o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor 
operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho.

Bom não basta. 
O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os 
outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, 

porque, afinal, estamos com "o melhor".

Isso até que outro "melhor" apareça - 
e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer. 

Novas marcas surgem a todo instante. 
Novas possibilidades também. E o que era melhor, 
de repente, nos parece superado, modesto, aquém 
do que podemos ter.


O que acontece, quando só queremos o melhor, 
é que passamos a viver inquietos, numa espécie 
de insatisfação permanente, num eterno desassossego. 

Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, 
porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter. 

Cada comercial na TV nos convence de que merecemos 
ter mais do que temos.
Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os 
outros (ah, os outros...) estão vivendo melhor, 
comprando melhor, amando melhor, ganhando 
melhores salários.


Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, 
de preferência com o melhor tênis. 

Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. 
Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente. 

Se não dirijo a 140, preciso 
realmente de um carro com tanta potência? 

Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que 
subir na empresa e assumir o cargo de chefia que 
vai me matar de estresse porque é o melhor cargo 
da empresa? 

E aquela TV de não sei quantas 
polegadas que acabou com o espaço do meu quarto? 

O restaurante onde sinto saudades da comida de 
casa e vou porque tem o "melhor chef"? 

Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado 
porque agora existe um melhor e dez vezes mais caro? 

O cabeleireiro do meu bairro tem 
mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"?

Tenho pensado no quanto essa busca 

permanente do melhor tem nos deixado 
ansiosos e nos impedido de desfrutar o 
"bom" que já temos


A casa que é pequena, mas nos acolhe.


O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria. 

A TV que está velha, mas nunca deu defeito.

O homem que tem defeitos (como nós), mas nos 
faz mais felizes do que os homens "perfeitos".

As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, 
mas vai me dar a chance de estar perto de quem amo... 

O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas 
das histórias que me constituem.


O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e 
sente prazer.


Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso? 

Ou será que isso já é o melhor e na 
busca do "melhor" a gente nem percebeu?

                                                             "Leila Ferreira"

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As Duas Pulgas – Max Gehringer

Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra: - Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando.
Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra: - Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele.
Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa.
Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou por quê: - Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos
minutos.... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia. Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha: - Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?
- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas ? - quiseram saber as pulgonas.
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: "Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

MORAL: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.