Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dicas para retomadas imediatas nos feriados e finais-de-semana


ü Volte imediatamente a uma rotina saudável, nada de voltar na segunda-feira, cuidado com  a mente “obesa”.

ü  Lembre-se que o seu organismo precisa se desintoxicar. Ele já foi muito agredido durante o feriado, com horários errados, excesso de alimentos de difícil digestão, álcool, horários trocados para dormir e acordar...

ü  Retome a atividade física ou comece alguma, afinal já passou o carnaval, está na hora de colocar em prática a lista do final do ano, não é?

ü  Beba bastante água. Outra opção boa para hidratar é água de coco, porém, não substitui a necessidade que o organismo tem de água, e ainda tem caloria.

ü  Retire os carboidratos simples “brancos”. Tente consumir somente carboidratos complexos “integrais” (arroz integral – linhaça – amaranto – farelo de aveia – farelo de trigo, biscoitos integrais, pães integrais), e, mesmo estes, com moderação.

ü  Consuma frutas mais leves (morango – pêra – maçã – pêssego – laranja – limão – banana – melancia – melão – mamão...) 1 no café da manhã – 1 no intervalo entre café da manhã e almoço – 1 no meio da tarde junto com um iogurte desnatado – 1 no final da noite se estiver com fome.

ü  Prefira frutas aos sucos (eles contêm mais calorias).Se fizer sucos, prefira os sucos que precisam ser diluídos em água, por exemplo, limonada (aí o cuidado é com a quantidade de açúcar ou adoçante).

ü  Se você se esquece de comer nos intervalos, coloque um lembrete no celular. Isso ajuda até você se acostumar com essa rotina.

ü  Faça refeições leves, com saladas variadas, coloridas, mas dando preferência para os vegetais de cor escura.

ü  Evite excesso de carne vermelha.

ü  Retire da alimentação os excessos de guloseimas.

ü  Reveja no blog, na parte de “Receitas” como fazer carnes sem gordura.

ü  Coma devagar. Descanse os talheres enquanto estiver mastigando. Evite conversar e comer ao mesmo tempo.
ü  Concetre-se na alimentação e na escolha dos alimentos, isso o ajudará a fazer escolhas mais conscientes e alcançar a saciedade antes de ficar “empanzinado”, e, claro, arrependido por ter comido tanto.

ü  Evite líquido na hora da refeição.

ü  Evite sobremesa nos próximos dias, só coma se a vontade for maior do que sua capacidade de controle. 

ü  Fuja das tentações se não der conta delas. Não é a melhor hora para se colocar à prova.

ü  Tente não ingerir bebida alcoólica nos próximos dias, mas se não conseguir, beba água junto, hidrata e ajuda a diminuir a quantidade de bebida.

ü  Esforce-se para dizer não às ofertas que não lhe são favoráveis. Pense: se você não consome drogas, aceitaria uma só porque alguém te ofereceu? Portanto, seja responsável por suas escolhas e não responsabilize o “outro”. Isso é um treino que começa com a tomada de consciência.

ü  Faça opção por porções pequenas. Evite servir a salada separada, coloque tudo no mesmo prato, mesmo que você coma a salada primeiro. E não repita o que já reservou como “sua porção”.

ü  Não menospreze os “beliscos”, eles poderão colocar tudo a perder, já que dificilmente alguém “beliscará” salada.

ü  Cuidado com as calorias dos alimentos e com as substuições erradas. Priorize a qualidade, porém, não exagere nas quantidades.

ü  Faça refeição mais leve à noite, sempre menos do que durante o dia. Lembre-se que o alimento serve para dar energia, e, à noite, você precisará de menos energia. E energia que não é gasta é acumulada e pode se transformar em gordura. Atenção!

ü  E o mais importante: errou, vacilou, não se controlou? Conserte na próxima refeição. Não coloque tudo a perder no “tudo ou nada”, “já que comi, vou comer o resto para ficar livre logo e amanhã começo novamente”. Nada disso, melhore a seguir. Você consegue e o prejuízo será muito menor.




segunda-feira, 7 de março de 2011

Isso é verdadeiro e muito sério. Leiam e cuidem-se!
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/13014-Saiba-como-cada-parte-do-seu-corpo-sofre-com-o-excesso-de-alcool.htm

Compare a mandioca e o inhame

Fique por dentro dos nutrientes presentes nesses tubérculos

Por Paula Desgualdo

1 Silhueta esbeltaAbusar das calorias, você já deve saber, significa inflar pneus em locais inoportunos. Se a ideia é manter o corpo elegante, vá de inhame.

Inhame .................... 116 calorias
Mandioca .................125 calorias

2 Músculos em forma
Nenhum dos concorrentes é, digamos, rico em proteínas, o nutriente que preserva os tecidos do corpo. Mas, na dúvida, a melhor opção é o inhame.

Inhame ..............................1,5 g
Mandioca ..........................0,6 g

3 Para afastar o cansaço
Escolha o inhame. Ele fornece mais fósforo, que comprovadamente melhora a resistência e diminui a sensação de fadiga.

Inhame ............................49 mg
Mandioca ........................22 mg

4 Energia pura
O carboidrato dá aquele ânimo para enfrentar a correria do cotidiano. Nesse quesito, quem se dá melhor é a mandioca.

Mandioca ........................30,1 g
Inhame ............................27,6 g

5 Xô, anemia! A ausência de ferro é a principal causa da diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos no sangue — quadro que leva à anemia. Prefira o inhame, que carrega pitadas a mais do mineral.

Inhame .........................0,52 mg
Mandioca .......................0,1 mg

6 Ajuda vitaminada Além de participar da produção de anticorpos, a vitamina C facilita a absorção do cobre e do ferro. Por pouco, o inhame mais uma vez leva a melhor.

Inhame .........................12,1 mg
Mandioca .....................11,1 mg

7 Combustível celular
Apesar de não ser tão badalado como outros nutrientes, o cobre acumula funções importantes. Uma delas é a formação das moléculas de ATP, que fornecem energia para a sobrevivência das células. Outro ponto para o inhame.

Inhame .........................0,15 mg
Mandioca .....................0,01 mg

As quantidades comparadas correspondem a 100 gramas, o equivalente a 3 colheres de sopa de cada alimento cozido
PLACAR SAÚDE!Inhame - 6
Mandioca - 1