Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Suco de abacaxi com gengibre e hortelã

MENSAGENS DO TWITTER

redsaude Escolha a panela certa! Saiba como preservar o sabor dos alimentos sem prejudicar a sua saúde. http://migre.me/KuOB

redsaude Açúcar na medida! Dá para consumi-lo sem culpa? - Leia sobre o novo elo entre os alimentos açucarados e o colesterol em http://migre.me/Xg1C

Cuidado com os extremos, não exagere na alimentação, porém, não fiquem sem se alimentar... isso é muito perigoso.

Comece sempre com um café da manhã saudável e não se esqueçam dos lanches intermediários. Evitem as guloseimas. Foco e sabedoria.

Evite as "dietas loucas", elas são ilusórias e não trazem benefícios à sua saúde.

Para emagrecer não é necessário passar fome, ao contrário, é importante que se coma para emagrecer, só que de forma correta.

Tudo planejado com calma tem maior chance de dar certo. Evite a emergência. Que tal pensar num emagrecimento a longo prazo e duradouro?

Você conhece alguém que emagreceu e permaneceu magro após ter abandonado os bons hábitos conquistados no emagrecimento? Com certeza... não.

Envie suas dúvidas sobre o processo de emagrecimento e receba orientações.

QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?

A comida também é uma fuga? Você melhora na hora? Mas e depois, como se sente???

Para que você atinja seu objetivo, atenção ao "processo" de emagrecimento: cada passo conquistado deve ser valorizado.

Para emagrecer de forma eficaz e não engordar mais é importante mudar sua maneira de pensar e se comportar.

"O que mais consegui de mudança positiva? DISCIPLINAR MEUS PENSAMENTOS". depoimento de uma participante de grupo de reeducação alimentar.

g1cienciaesaude Jovens obesos morrem oito anos mais cedo em média, diz estudo http://bit.ly/cCJJvp

Acabou a copa?? Hora de pensar na cozinha... livre-se de todas as "sobras" e retome a alimentação saudável.

Se quer emagrecer, inicialmente opte por diminuir, um pouco, as quantidades do que come, e comece a melhorar a qualidade.Saúde sempre.

"Comer emocionalmente envolve a vontade de se distrair de um sentimento desagradável." Judith Beck.

O cacau possui triptofano que é precursor da serotonia, um dos auxiliares no bem-estar e no controle do apetite. (com moderação)

Troque o chocolate comum pelo "meio amargo" com 70 a 80% de cacau. (com moderação)

Preste atenção ao "valor agregado" à sua alimentação. É fome de comida mesmo, ou outra fome? Mantenha o foco no que realmente quer.


Preste atenção ao "valor agregado" à sua alimentação. É fome de comida mesmo, ou outra fome? Mantenha o foco no que realmente quer.

Pense se vale a pena estragar todo o processo, perder seu foco por algumas calorias a mais. Você é responsável por suas escolhas.

Atenção! Se no feriado você não tem boas opções de qualidade dos alimentos, opte por diminuir a quantidade.

No frio, a sensação de fome aumenta e a vontade de comer algo quente e gostoso é quase irresistível: CUIDADO! Moderação e... movimente-se.

Sua dificuldade para controlar a alimentação é no final do dia? Comece o dia com a alimentação correta e no final será mais fácil.

Qual é o seu grau de comprometimento quando estabelece uma meta?

Vale a pena fazer essas substituições: http://saude.abril.com.br/edicoes/0312/nutricao/vinte-trocas-inteligentes/passo20.shtml

Delícia "Dia das mães". Amanhã... dia de retomar... não deixem para depois.

Há um tempo para pensar e analisar, mas também há um tempo para a ação." (Irvin Yalon)

Como está seu grau de tolerância e paciência consigo mesmo e com os outros nesse momento?

Vocês têm noção da quantidade de química dos produtos "zero" que colocamos no nosso organismo que ele não reconhece, porque não é nutriente?

Palestra, hoje, sobre reeducação alimentar e comportamento alimentar. Foi um sucesso!

Alimentação x emoção - Isso te diz alguma coisa???

Você sabe o que e quanto come? Experimente anotar fielmente sua alimentação por 10 dias seguidos e.... terá uma supresa.

Sei exatamente o que preciso mudar para alcançar meus objetivos?

Fiquem atentos aos fatores desencadeantes do “comer mais”.

Pensamento sabotador x resposta adaptativa (Terapia Cognitiva ajudando no processo do emagrecimento)

Entender nosso organismo e adminstrar nossa alimentação. Nada de restrições que poderam gerar compulsões.

"A liberdade requer que aceitemos a responsabilidade por nossas escolhas de vida e toda mudança demanda um ato de vontade."(Irvin Yalon)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DEPOIMENTOS DE PACIENTES

Férias...Consegui com sucesso!

Posso dizer que fechei o ano com sucesso. No nosso último encontro do grupo pesei 65,6. Já foi uma vitória ,já que não saia do platô dos 66.
O medo seria viajar...Guarapari e Cabo Frio, total de 15 dias. E agora???
Em Guarapari o que me assustava era a comilança na casa do meu irmão.Além dos churros,algodão doce,pipoca doce e dos bolos de cenoura que minha cunhada sempre faz PARA MIM...Também não sei se saberia lidar com os picolés, sorvetes e salgados na praia.
Em Cabo Frio era o esquema de turma. Cervejinha, tira-gosto...além do café de hotel que aaaamo!
Tinha ainda o risco de descontrole sem o grupo nas festas de fim de ano.


Bem, vem aqui a boa notícia.
No Natal e véspera não me descontrolei. O que me marcou foi o fato de ter controlado a vontade de panetone comprando um mini e comendo em 3 dias!
Em Guarapari, tive a sorte de estar ao lado da minha prima que emagreceu 17kg e estava em um pique louco de caminhadas e reeducação alimentar. Me aliei a ela! Caminhávamos todos os dias, uns 6km e na praia levava barra de cereal. Na casa do meu irmão não belisquei. Mesmo na comilança da turma,consegui comprar umas coisas que gosto e almoçar direito,e lanchar também.
Em Cabo frio não encontrei essa companhia, não fiz caminhadas, mas, dei um jeito na boca.
Dei "sorte" que o café do hotel não era lá essas coisas. Não tinha muitos tipos de bolo nem paes e nem biscoitos, e eu sou looouca com isso!
Ïamos pra praia às 10 e ficávamos até às 16h, então precisava de um café reforçado. Descia com um pote de iogurte desnatado, misturava com granola e mamão. Comia um pao de sal (não tinha o integral e acabei não comprando) e um pedaço de queijo e café.
Assim, ficava bem na praia e quando batia a fome comia uma fruta( EU CONSEGUI LEVAR FRUTA PRA PRAIA!!!), ou barra de cereal, picolé de frutas. Um dia comi uma empada, outro dia um queijo coalho(não consegui comer tudo...mta gordura) e outro dia um picolé de chocolate. Um pouco de cerveja(pouco mesmo) e umas caipi frutas.
O almoço-jantar, lá pelas 18h não foi mto bom não. Dividia um prato com minha filhinha e ás vezes comia batata frita, camarão empanado, espaguete, bife á milaneza, enfim... Também, porque EU queria.
Mas, NÃO COMI  PIPOCA DOCE,CHURROS (e olha que em Cabo frio tem um milhão deles com até 90 sabores!!!!) e me contentei com um "pedaço" de algodão doce.
Depois de quase um mês longe dos encontros do grupo e em férias, veio a "recompensa": EMAGRECI 0,5 kg!!!!! Olha, prá mim foi muuuuuuita alegria, não senti que me sacrifiquei, foi bom.
Mas, ainda vem o medo de não sustentar essa nova versão por mto tempo.
Porém, essas férias marcaram bastante prá mim, porque EU CONSEGUI aquilo que nunca imaginei que daria conta!
( S.M. - 23/01/2011 )
 

________________________________


Iniciei o processo de reeducação alimentar com a Rosângela em setembro de 2009, logo após o meu aniversário. Estava me sentindo cansada, desanimada, feia, sem perspectiva para a vida. Recebi de uma amiga o contato da Rosângela e mesmo sem acreditar, mas sabendo que precisava tentar algo, marquei um atendimento.

Sai do primeiro encontro com uma sensação - " isso não vai dar certo ". Não tem remédio, não tem nada prescrito, não tem incentivos, não tem restrições.. Lembro bem de uma frase dita pela Rosângela : " você vai passar por um prato de torresmo e não vai sentir vontade de comer "  pensei : isso é difícil,  qual é a mágica ? é claro que esse sentimento é resultado de anos de todo tipo de dieta,  e sempre carregando a frustração de voltar a engordar.

Estava pesando 90 K e 900g., nunca tinha chegado a isso. Não conseguia abotoar um sapato, não olhava no espelho de verdade, comprar roupa era difícil, aproveitar uma liquidação era impossível, morria de vontade de usar uma calça jeans ( negava ter que usar uma calça enorme),  usava sempre muitos disfarces pra não me enxergar e para não ser notada pelas pessoas, e o pior -  constatar que meus processos internos estavam todos alterados : colesterol, triglicérides, glicose, pressão; enfim o quadro não era bonito.

Tomei consciência que minha velhice dependia da qualidade da minha vida hoje, sabia que precisava emagrecer e quanto mais consciência formava, mais engordava.

Já faz 1 ano e quatro meses que estou frequentando a reeducação alimentar, não tem sido fácil mudar meus hábitos e refazer minha vida, tem sido um processo de encontro comigo mesma, com os meus limites e com as minhas possibilidades. Hoje estou pesando 76k600g. 


Voltei a fazer atividade física, estou encontrando prazer em outras coisas, buscando energia em outros alimentos, ( dança, música, filmes, leitura, cuidados com o corpo, com a pele, com a casa, viagens, encontro com os amigos e com a família), voltei a estudar e passei no mestrado, resolvi pendências que se arrastavam há anos ( é incrível como tudo anda junto - corpo, alma, espírito - o que o corpo realiza, cria ressonância e se propaga) não quero mais carregar peso, estou mais leve.  Tenho escutado muitos elogios, melhorei meus índices ( colesterol, glicose, triglicérides, a pressão ainda estou controlando com remédios.)

Emagreci nesse tempo, 14k300g, uma média de um kilo por mês, o mais incrível é ter emagrecido, sem ter me restringido, comi e estou comendo de tudo que gosto, diminui muito as quantidades e tenho melhorado a qualidade da minha alimentação. Penso que isso é um dos pontos que fez com que eu conseguisse manter por tanto tempo esse processo. Outro ponto importante é me sentir apoiada, acompanhada, não só pela Rosângela, mas também e muito pelo grupo ( como é importante a experiência de cada um nessa caminhada. Quando estou prestes a comer sem limites, lembro de uma colega do grupo dizendo: " é claro que gosto de café com pão de queijo, mas gosto mesmo é de ser magra". )        

Tenho ainda 11k600g. para emagrecer e atingir minha meta. Essa é uma história que espero ter ainda muitos capítulos(quero viver muito) , e o que tenho hoje é claro e definido pra mim. É que esse é um trabalho pra vida toda, e manter esse bem estar e essa qualidade, depende do meu querer e da minha disciplina, mas sem dúvida alguma vale a pena, é muito bom tomar a vida pelas mãos e transformar o que antes era sonho em realidade. 

Ah ! Passo hoje por um prato de torresmo e não salivo, raramente desejo e como um. Comprei duas calças jeans, tamanho 44 ( já estão folgadas ).


D. B. S.    (26/01/2011)

_________________________________


Meu nome é E.F.S., 40 anos, funcionária pública, decidi procurar ajuda em janeiro de 2010, porque estava comento excessivamente e ganhando peso, percebi que não podia continuar naquela situação visto que no meu armário já não havia mais roupas que coubessem em mim. Por várias vezes cheguei a comer uma caixa de bombons de uma só vez, também comia meio pote de sorvete e, diariamente, de 03 a 05 pãezinhos, na hora da degustação era saboroso, mas depois eu me sentia péssima com sentimento de culpa. Sempre gostei de comer muito, mas agora estou mudando meus hábitos alimentares e praticando exercício físico todos os dias; já consegui eliminar 12 quilos dos 86,800 que estava pesando em janeiro de 2010, sei que não é fácil mas com determinação e disciplina pretendo alcançar meu objetivo de perder mais 08 quilos e não engordar novamente, que é o mais desafiador.
(início: 25/01/2010 - emagrecimento até julho = 16kg)

10/07/2010
____________________________________
"Quando cheguei aqui estava completamente descontrolada" (.... ) "Tudo era motivo para orgia alimentar. No início foi difícil, mas devagarinho foram indo embora 400g aqui, 500 ali... quando me dei conta já estava mais leve, bem humorada, as roupas caindo melhor, a hidroginástica mais prazerosa e imaginem, até caminhar foi uma descoberta." (...) "Aprendi a escolher o que comer e me sacio mais facilmente; minha saúde melhorou e as dores sumiram." (...) "Há muita diversão além da comida."
(participante de grupo de reeducação alimentar, agora em manutenção)
____________________________________
"(...) Pensei que não conseguiria emagrecer nunca mais." "(....) No início fiquei entusiasmada, mas não estava convencida que seria capaz de uma mudança tão grande de hábitos adquiridos durante toda a vida. Foi duro! Mas tenho que reconhecer que estou quase lá.
"(....) Muitas vezes saí completamente da linha; até que essas saídas foram diminuindo e me dei conta que já tinha substituído velhos hábitos por outros bem mais saudáveis, que antes me pareciam sacrifício e que se tornaram completamente naturais".
(participante de grupo de reeducação alimentar)
____________________________________
“Estava me achando feia, triste, sem vontade de fazer nada. Estava enorme, horrível, comendo muito, sem controle e eu não gostava do que estava acontecendo comigo. (...) Eu necessitava de alguma ajuda e não dava mais para adiar. Fui à consulta e resolvi começar a reeducação alimentar. Os encontros eram em grupo e como nunca gostei muito de falar em público, foi muito difícil no início. (...) Nos primeiros meses consegui emagrecer 3.400Kg/mês. Fiquei contente. O emagrecimento variava muito e havia semana que eu engordava. Então vinha uma tristeza muito grande. Mas não desistia e continuava lutando. Mês a mês eu seguia as orientações. Tive altos e baixos e tive que superar minha maior dificuldade: a atividade física. O grupo é interessante, porque cada um tem a sua história, porém muito parecidas e isso dá ânimo para continuar a batalha e ver que existem várias pessoas lutando com você. Estou agora no tratamento individual. Já emagreci quase 15kg. Ainda falta muito para chegar à minha meta, sei que a luta é para a vida toda. Estou me sentindo muito melhor, mais tranqüila, mais alegre e com vontade de melhorar mais e mais. E de uma coisa eu tenho certeza: NÃO VOU DESISTIR.”
(participante do programa Terapia Alimentar, grupo e individual)
______________________________________
No dia 25 de agosto, iniciei o trabalho com o grupo. Plano de ação: comer menos, emagrecer 10kg, mais atividade física, consciência e saúde. Minhas dificuldades: vício de comida, maus hábitos, sem horário, ansiedade descontada na comida. Com o passar das sessões consegui incorporar novos hábitos. Primeiro tomei consciência de como meu organismo funciona, depois diminui a quantidade das refeições e melhorei a qualidade da alimentação, e introduzi mais fibras. Tive algumas recaídas. Ainda não emagreci o que queria. (...) Estou adorando a proposta do trabalho, acho que é o melhor caminho que já percorri em relação a emagrecimento, pois pela primeira vez estou emagrecendo sem remédios e estou tendo ganhos que são definitivos. Porém, ainda preciso me comprometer mais...
(participante do programa Terapia Alimentar, grupo)
___________________________________
"(...) só tomei coragem para procurar o grupo de Terapia Alimentar quando vi uma amiga minha que havia feito o tratamento e estava magra, esbelta e feliz. Sei que o educar é complicado e o reeducar, mais ainda. É um grande desafio para mim, porque nunca fui magra e sempre tive dificuldade para emagrecer. Já enfrentei várias dietas, cheguei até a emagrecer, mas com ajuda de remédios, não era saudável e eu voltava a engordar. Com esse tratamento, mesmo com algumas recaídas, normais nesse processo, os ganhos têm sido tão grandes que me motivaram a seguir em frente. Com isso, estou mais ágil, as pernas mais leves, a barriga bem menor. Incorporei hábitos como: mastigar bem os alimentos, beber mais água, comer hortaliças, legumes e frutas. Algumas roupas que não me serviam já estão sendo apertadas, sem contar o bem-estar espiritual e emocional. Quero salientar que a participação nas reuniões toda semana é muito positiva e ajuda a não perder o foco. Agradeço a Deus por estar me dando forças para perder peso, me autoconhecer e buscar novas saídas para a minha vida como eu sempre quis. (participante do programa Terapia Alimentar, grupo)
___________________________________
"Mesmo tendo “enlouquecido” no que diz respeito à minha forma de alimentar no último mês, fazendo tudo às avessas, é como se pouco a pouco(às vezes, pouco mesmo...) alguns hábitos bons já estejam suavemente sendo incorporados no meu dia-a-dia. Começam a acontecer naturalmente. Hoje, por exemplo, no café da manhã, me alimentei direitinho como vinha fazendo e isso, de certa forma, me para o resto do dia, apesar de que nem sempre esta animação positiva e refletida na comida, chegue até o fim do dia. Mas vejo sim um caminho sendo construído.”
participante do programa Terapia Alimentar individual, no início do tratamento)
__________________________________
(...) Iniciei, então, o acompanhamento. Comecei muito confiante e otimista. Não sabia se ia dar certo, mas eu estava disposta a tentar. Com o passar das semanas, fui aprendendo a respeitar meu organismo e meu próprio tempo. Passei a me conhecer melhor, através também das observações. No começo parecia simples e até fácil, porém logo chegaram algumas decepções, precisei aprender a esperar e perseverar.. quando fui dando por mim, já estava emagrecendo bastante e comecei a comemorar, fiquei muito disciplinada, afinal meu compromisso era comigo, a pessoa mais importante. Com minha alegria pelos resultados, passei a ser uma pessoa melhor do que vinha sendo, mais confiante, mais tolerante e compreensiva com as pessoas. Realmente não há como estar bem se não estamos felizes com a gente mesmo. Tive alguns momentos difíceis a superar, porque os desafios são constantes, mas a vida é assim mesmo. Eu sei é que, emagreci sem tomar nenhum remédio. O maior poder e força está em nossa mente, basta querer encontrar... hoje estou vivendo outra vida; as pessoas me cercam na rua para saber se operei o estômago ou usei remédios. Elas ainda se assustam quando digo que não, elas precisam aprender a acreditar na força de vontade e na boa nutrição. Estou caminhando, sempre, e com alegria; me olho no espelho e verifico que não é um sonho. Vale a pena lutar por isso! Já terminei meu tratamento e agora meu desafio é me manter magra. A luta continua... mas muito mais leve agora, são menos vinte e três quilos. Isso me lembra que sou forte e capaz.
(ex participante do grupo de terapia alimentar)__________________________________